Filme marca aniversário de 20 anos do ‘Parque Yanomami’

25 maio 2012

Mulher Yanomami. O território Yanomami tem permitido a sobrevivência de índios isolados. © Fiona Watson/Survival

Esta página foi criada em 2012 e talvez contenha linguagem obsoleta.

Índios Yanomami no Brasil lançaram uma filmagem aérea de uma comunidade de índios isolados, para marcar o 20º aniversário da criação do ’Parque Yanomami’.

Esta área Yanomami na fronteira Brasil-Venezuela é o maior território indígena de floresta no mundo, graças ao qual os grupos de índios isolados, incluindo aqueles que aparecem no curta metragem conseguiram sobreviver.

As cenas foram capturadas durante um sobrevoo realizado pela Fundação Nacional do Índio (a FUNAI) e a Hutukara Associação Yanomami.

Estima-se que milhares de garimpeiros estão trabalhando ilegalmente no território, um grupo a apenas 15 km desta aldeia de isolados. Os garimpeiros estão colocando as vidas dos índios em risco com a transmissão de doenças e a poluição dos rios com mercúrio.

Uma operação está em andamento para removê-los, mas os Yanomami estão pedindo medidas adequadas de longo prazo para manter os invasores ilegais fora de seu território.

Os Yanomami têm lançado uma filmagem aérea para marcar o vigésimo aniversário do 'Parque Yanomami' © Hutukara/Survival 2011

Davi Kopenawa, xamã e porta-voz Yanomami que se tornou conhecido como ‘o Dalai Lama da floresta’, diz no filme: ‘Eu quero que o não-índio respeite a sua lei … para que o grupo isolado continue morando tranquilo’.

Fotos divulgadas no ano passado também comprovaram a existência dessa comunidade de Yanomami isolados.

O Parque Yanomami no Brasil foi criado em 25 de Maio de 1992, após muitos anos de campanha por Davi Kopenawa Yanomami, a Survival International , e a Comissão Pró-Yanomami.

Survival continua a trabalhar ao lado dos Yanomami do Brasil e Venezuela, em sua campanha para proteger sua floresta das invasões.

Yanomami
Povo

Compartilhe