Terras e Vidas Indígenas

Em todo o mundo, povos indígenas estão lutando contra o roubo de suas terras e recursos - roubo que quase sempre é acompanhado de violência. Quando seus direitos são respeitados e seus territórios protegidos, eles prosperam: suas terras fornecem alimento, casas, remédios e roupas, além de serem centrais para sua identidade e existência enquanto povos e indivíduos.

Mas fazendeiros, madeireiros, garimpeiros, poderosos do agronegócio e traficantes de drogas estão violando seus direitos humanos e territoriais, muitas vezes matando líderes indígenas. O roubo de terras é um crime de acordo com a lei internacional e traz miséria, doenças e até mesmo a morte para os povos indígenas.

A Survival trabalha junto dos povos indígenas que estão resistindo contra essa violência e roubo de terras. Nós investigamos, expomos e confrontamos governos e grandes empresas pelas atrocidades cometidas por eles, e fazemos pressão internacional para acabar com essas violações dos direitos indígenas.

Para saber mais sobre os povos indígenas e suas lutas, inscreva-se em nossa lista de emails para ações e atualizações de campanhas.

Guarani

Os Guarani em território brasileiro sofrem com a presença violenta de fazendeiros. Para os Guarani, a terra é a origem da vida. No entanto, seu território tem sido devastado por violentas invasões lideradas por fazendeiros. Quase todas as suas terras já foram roubadas.

Crianças Guarani passam fome e muitos líderes já foram assassinados. Centenas de homens, mulheres e até mesmo crianças Guarani cometeram suicídio.

Ajude-nos a parar isso! Por favor, escreva para o governo brasileiro pedindo pela demarcação das terras Guarani imediatamente. 

Aja agora

Isso aqui é minha vida, minha alma. Se você me levar para longe dessa terra, você leva a minha vida.
Marcos Verón, líder Guarani, Brasil

Nukak

Os Nukak são um povo indígena de recente contato que vive na Colômbia. Desde o contato, foram expulsos da sua floresta e lutam para voltar à sua terra ancestral.

Suas terras estão ocupadas por violentos grupos armados; por invasores que usam essa terra para plantar coca para o tráfico de cocaína; e por fazendeiros que desmataram enormes áreas de floresta. Como se isso não bastasse, grande parte desse território está repleto de minas terrestres.

Eles querem voltar para o seu território para que possam novamente prosperar como um povo autossuficiente.

Aja agora em apoio aos Nukak.

Aja agora

Queremos voltar para nossa terra. Lá tínhamos água limpa e não havia “zancudos” (mosquito que transmite a malária). Nós estamos abandonados aqui, mas os Nukak sempre lutam pela sua família.
Alex Tinyú, Povo Nukak, Colômbia

Povos indígenas da Índia contra o carvão

Uma expansão massiva da mineração de carvão na Índia destruirá as terras e modos de vida de dezenas de milhares de indígenas, a menos que seja interrompida. Eles estão organizando uma corajosa e arriscada resistência e precisam urgentemente do nosso apoio.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, tornou sua missão pessoal a expansão da extração do carvão no país – especialmente em terras indígenas. Se esse plano for adiante, destruirá as florestas em que os Adivasis – os povos indígenas da Índia – vivem e mantêm desde tempos imemoriais. E à medida que seus modos de vida forem destruídos e suas terras sagradas e ancestrais forem roubadas, eles serão levados à miséria. Além disso, o impacto nos esforços para combater a crise climática será devastador.

Aja agora

A máfia do carvão ameaçou me matar. Não vou recuar. Por essa terra eu dou minha vida.
Homem indígena do povo Santhal, Índia

Escolas-fábrica

A identificação de valas comuns de crianças indígenas no Canadá e o início de investigações semelhantes em locais de sepultamento nos Estados Unidos expuseram os impactos devastadores das escolas que visavam retirar a identidade indígena das crianças, doutrinando-as para se adaptarem à sociedade dominante e, assim, facilitar o roubo das terras de seus povos. Essas escolas deixaram um legado devastador.

Atualmente, cerca de dois milhões de crianças indígenas do mundo todo frequentam escolas-fábrica – que têm objetivos semelhantes: apagar os modos de vida indígenas e permitir a apropriação de suas terras e recursos, com um custo terrível para crianças, famílias e povos indígenas.

Aja agora

Junte-se a nossa lista de email

Mais de 150 milhões de homens, mulheres e crianças em mais de 60 países vivem em sociedades indígenas. Saiba mais sobre eles e as lutas que estão enfrentando: inscreva-se em nossa lista de emails para receber atualizações.

Compartilhe