Povo Yanomami faz alerta de perigo após indígenas isolados "desaparecerem"

21 outubro 2015

Fotos aéreas de uma aldeia de Yanomami isolados foram divulgadas em 2011. Sobrevôos recentes encontraram a casa comunal vazia. © Hutukara/Survival 2011

Esta página foi criada em 2015 e talvez contenha linguagem obsoleta.

Índios Yanomami na Amazônia brasileira denunciaram que seus parentes isolados estão em grave perigo após garimpeiros ocuparam seu território.

Sobrevôos recentes para monitorar o povo isolado voltaram com noticias de que sua casa comunal está vazia, indicando que eles podem ter fugido ou ter sido vitimas de ataques.

A Hutukara Associação Yanomami anunciou em um comunicado: “A Terra Indígena Yanomami esta entregue aos garimpeiros que aumentam a cada dia sua presença, danificando a floresta, poluindo os rios, aliciando os jovens, trazendo danos irreparáveis a nossa saúde e cultura.”

O xamã Davi Kopenawa Yanomami, presidente da Hutukara, disse, “Os lugares onde os índios isolados vivem, pescam, caçam e plantam devem ser protegidos. O mundo inteiro precisa saber que eles estão em sua floresta e que as autoridades devem respeitar seu direito de viver ali.”

Este ano, a Fundação Nacional do Índio, FUNAI, abandonou sua base e pista de pouso, que tinha como objetivo proteger os Yanomami isolados, conhecidos como Moxi Hatëtëa. A falta de presença do governo deixou os índios ainda mais vulneráveis a ataques e doenças que podem vir a ser fatais.

Pista de pouso ilegal na terra Yanomami, o maior território indígena coberto por floresta em todo o mundo. © Hutukara/ISA

Os garimpeiros estão ocupando o acampamento e relata-se que aviões estão pousando semanalmente, chegando pela pista e entregando equipamentos para os garimpeiros.

Imagens aéreas exclusivas divulgadas para marcar o 20º aniversário do território Yanomami fornecem uma visão inédita da comunidade isolada.

Os Yanomami isolados são um dos povos mais vulneráveis no planeta. Eles enfrentam a catástrofe, a não ser que suas terras forem protegidas.

Milhares de garimpeiros trouxeram violência e doenças para a floresta na década de 1980, reduzindo a população indígena por 20%.

O território indígena Yanomami foi criado oficialmente em 1992 depois de uma longa campanha internacional por Davi Yanomami, a Survival International e a Comissão Pró-Yanomami no Brasil. É o maior território indígena coberto por floresta em todo o mundo.

Survival está pressionando para que o governo brasileiro expulse todos os garimpeiros do território, retorne a monitorar a terra e a proteja de invasões.

Yanomami
Povo

Compartilhe