‘Nós devemos lutar juntos para salvar a terra’, xamã Yanomami fala aos EUA

7 maio 2014

Davi Yanomami visitou a Floresta de Muir em Califórnia, e outros pontos famosos durante sua visita única aos EUA. © Pablo Levinas/Survival

Esta página foi criada em 2014 e talvez contenha linguagem obsoleta.

O porta-voz e xamã Yanomami Davi Kopenawa, conhecido como o ‘Dalai Lama da floresta’, disse aos americanos que, ‘Devemos lutar juntos para salvar a Terra’.

Davi chegou nos EUA no Dia da Terra e foi recebido na terra da tribo Ohlone, em San Francisco, por um representante da aldeia Chictactac dos Ohlone em uma cerimônia especial.

Ele foi convidado para visitar a Califórnia pelo Presidio Trust, cuja exposição Crown Jewels mostra fotos impressionantes dos Yanomami e seu território na Amazônia brasileira, enquanto adverte dos desafios que enfrentam.

Davi é internacionalmente reconhecido por seu trabalho incansável para proteger a floresta de sua tribo. Ele é Presidente da Associação Yanomami, Hutukara, e junto com a Survival International e a ONG Comissão Pro Yanomami, liderou a campanha internacional para a proteção da terra dos Yanomami após um influxo de garimpeiros ilegais na década de 1980 que dizimou a tribo. O governo finalmente reconheceu a terra Yanomami como um território indígena em 1992, mas a mineração ilegal continua até hoje.

Davi Yanomami deu várias palestras reveladores, e vendeu e ortografou copias de seu novo livro 'A Queda do Céu'. © Pablo Levinas/Survival

Davi deu palestras reveladores no Presidio Trust, na Universidade da Califórnia, Berkeley, e no Emerald Tablet (em conjunto com a livraria City Lights), e vendeu e autografou dezenas de cópias de seu livro único ‘A Queda do Céu’.

Dezenas de milhares de pessoas assistaram à sessão em vivo ‘Me pergunte o que quiser’ de Davi no site Reddit, onde ele respondeu a perguntas sobre o xamanismo, a vida da floresta, o racismo e o retrato do povo Yanomami como ‘violento’ pelo antropólogo Napoleon Chagnon e outros.

Davi se reuniu com o governador da Califórnia, Jerry Brown, e advertiu das graves ameaças que seu povo enfrenta visto que garimpeiros ilegais estão poluindo seus rios e espalhando a malária, e um projeto de lei ameaça abrir suas terras para mineração em grande escala.

Ele disse para centenas de pessoas na Universidade de Berkeley que ‘A mineração em grande escala parece ser um grande monstro que quer destruir a terra e a natureza’, e pediu ação.

O evento final do Davi foi uma palestra inspiradora com crianças do ensino médio que perguntaram sobre os Yanomami, o seu modo de vida e sua conservação da floresta amazônica.

A Diretora de pesquisa da Survival, Fiona Watson, especialista mundial em tribos isoladas, acompanhou Davi em sua viagem.

Notas:

- Leia a entrevista de Davi com a jornalista Barbara King da NPR aqui.
- Davi Yanomami e Fiona Watson estão disponíveis para entrevistas para a mídia. Contate a Sarah Shenker para mais informações.
- Agredecemos o Instituto Socioambiental pelo seu apoio. O ISA trabalha em estreita colaboração com os Yanomami em sua campanha para a proteção de sua floresta.

Yanomami
Povo

Compartilhe