'Dalai Lama da Floresta' viaja aos EUA no Dia da Terra

22 abril 2014

O xamã Davi Yanomami está viajando hoje aos EUA com uma mensagem urgente © Fiona Watson/Survival

Esta página foi criada em 2014 e talvez contenha linguagem obsoleta.

Hoje, no Dia da Terra, um xamã indígena do Brasil e porta-voz da tribo Yanomami está viajando para Califórnia (EUA) com um apelo urgente para salvar a Terra da destruição ao proteger as florestas tropicais do mundo, e seus habitantes.

Davi Kopenawa – que tem sido chamado de ‘Dalai Lama da Floresta’ após seu trabalho incansável para proteger a terra de sua tribo na Amazônia – vai dar entrevistas para a imprensa e várias palestras em e ao redor de San Francisco: uma oportunidade única para os americanos ouvir a mensagem de Davi para o mundo. Ele vai estar acompanhado por Fiona Watson, Diretora de Pesquisa da ONG Survival International, e especialista mundial em tribos isoladas.

Davi vai falar na exposição ‘Crown Jewels’ (‘Joias da Coroa’) do Presídio Trust de San Francisco em 24 de abril, onde ele vai ser recebido pela tribo Ohlone em uma cerimônia especial. Outros eventos incluem uma palestra na Universidade da Califórnia, Berkeley, em 28 de abril e uma palestra e sessão de assinatura de livros no Emerald Tablet, parte da libraria City Lights, em 30 de abril.

‘Nós xamãs… estamos protegendo a ‘natureza’ como um todo. Nós defendemos as árvores das florestas, colinas, montanhas e rios; os peixes, caças, espíritos, e habitantes humanos,’ disse Davi. ‘Vocês têm escolas, mas nós sabemos cuidar da floresta. É muito importante para os governos do mundo ouvir nós, os povos indígenas que temos vivido no planeta há milhares de anos.’

A Diretora de Pesquisa da Survival, Fiona Watson, tem apoiado a campanha dos Yanomami para seus direitos durante muitos anos, e ela está acompanhando o Davi durante sua visita. © Fiona Watson/Survival

O estrela de futebol, David Beckham, visitou o Davi, o porta-voz mais proeminente dos Yanomami, durante sua visita recente à Amazônia brasileira. Davi também tem encontrado o Príncipe Charles, Al Gore, Ex-Secretário Geral da ONU e outras figuras proeminentes durante suas viagens pelo exterior.

Junto com a Survival International e a ONG Comissão Pro-Yanomami, Davi liderou a campanha para proteger o território Yanomami após um influxo de garimpeiros ilegais na década de 1980, que dizimou a tribo com doenças e poluiu a floresta dos Yanomami. O governo finalmente demarcou a terra Yanomami no Brasil – mais grande que o estado de Indiana nos EUA – como um território indígena em 1992, mas a mineração ilegal continua até hoje.

Davi perguntou, ‘Por que está demorando tanto tempo para acreditar que se ferimos a natureza, ferimos a nós mesmos? Nós não estamos vendo o mundo de fora. Nós não estamos separados disso.’

Notas para editores:

- Leia mais e cadastre-se para receber atualizações da visita de Davi:https://www.survivalinternational.org/davi
- Davi Kopenawa está disponível para entrevistas com a imprensa. Por favor, entre em contato com a Sarah Shenker para mais informações.
- ‘A Queda do Céu’, escrito em colaboração com o antropólogo e amigo do Davi, Bruce Albert, é o primeiro livro escrito por um índio Yanomami e foi listado entre os 10 melhores livros de ciência de 2013 pela revista ‘New Scientist’. Usando uma linguagem evocativa, discute a história da vida de Davi, bem como a importância do xamanismo na vida Yanomami.

Yanomami
Povo

Compartilhe