Índio brasileiro morto e abandonado por 'jagunços de fazendeiros'

30 setembro 2011

Homens Guarani © João Ripper/Survival

Esta página foi criada em 2012 e talvez contenha linguagem obsoleta.

Um homem Guarani de 25 anos morreu de seus ferimentos na sequência de um ataque violento, alegadamente por homens armados empregados por fazendeiros brasileiros.



Teodoro Ricardi ficou fatalmente ferido e morreu ao lado de uma estrada em Mato Grosso do Sul, estado do centro-oeste, nesta terça-feira.



Ele tinha sido apunhalado sete vezes e seu corpo estava coberto de contusões.



O ataque ocorreu perto da fazenda São Luiz, de onde duas testemunhas Guarani disseram que viram homens correndo para a floresta após o incidente.



A fazenda ocupa terras ancestrais dos Guarani. A comunidade de Teodoro, Y’poi, tem estado cercada desde que reocupou parte de suas terras em 2010.


Os Guarani estão presos pelos fazendeiros, que estão restringindo o acesso a assistência médica aos índios.


Um Guarani de Y’poi disse à Survival International, ‘Nós estamos sendo perseguidos. Somos tratados como animais, matados e jogados na estrada.’

Indios Guarani da comunidade de Y’poi, em Mato
Grosso do Sul, Brasil. © CIMI/Survival

Os Guarani de Mato Grosso do Sul estão desesperadamente tentando recuperar uma parte de seus territórios ancestrais, face à amarga e violenta resistência dos fazendeiros ricos e donos de plantações de soja e cana-de-açúcar.



O Diretor da Survival, Stephen Corry, disse hoje, ‘Os Guarani já sofreram demais antes do assassinato de Teodoro aumentar a sua dor. Sua morte, como outros antes dele, poderia ter sido evitada se o governo brasileiro permitisse que os Guarani vivessem na terra que é de fato seu território por direito.’


Em 2009, a Alta Comissária para os Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, ficou chocada com a luta Guarani, descrevendo a tribo como ‘incrivelmente invisível’.

Guarani
Povo

Compartilhe