Nove fatos tribais para o dia 09 de agosto

8 agosto 2011

Homem e criança Korowai, Papua. Povos tribais da Nova Guiné foram alguns dos primeiros agricultores do mundo © Survival International

Esta página foi criada em 2012 e talvez contenha linguagem obsoleta.

09 de agosto é o Dia dos povos indígenas da ONU. Para comemorar, aqui estão nove fatos da Survival International ainda pouco conhecidos sobre povos tribais:


1) Existem mais de 100 tribos isoladas no mundo. Alguns vivem a menos de 100 quilômetros de Machu Picchu, o maior ponto turístico do Peru.




2) Os povos tribais no Vale Baliem, da Nova Guiné, provavelmente desenvolveram a agricultura muito antes dos ancestrais dos europeus.


3) Os ‘ciganos do mar’ Moken, do Mar de Andamão, desenvolveram capacidade única de focar embaixo das águas, a fim de mergulhar para conseguir alimento. A visão das crianças Moken é 50% mais potente que a de crianças europeias.


4) Acredita-se que a tribo Sentinelese tem vivido nas Ilhas Andamão ha cerca de 55.000 anos.




5) Uma em cada seis línguas faladas no planeta vem da Nova Guiné.



6) Os povos indígenas desenvolveram alguns dos alimentos básicos do mundo. Mandioca, milho e batata são produtos de criação indígena.

7) Os caçadores Hadza, da Tanzânia, usam a canção de um pássaro africano para guiá-los aos ninhos das abelhas nas árvores baobá.



8) As mulheres Awá, do Brasil, cuidam de macacos-órfão, amamentando-os.



9) Acredita-se que a língua dos curandeiros bolivianos Kallawaya, falada ainda hoje, seja a língua secreta dos Reis Inca.

O Diretor da Survival International, Stephen Corry, disse hoje, ‘Este dia da ONU é uma oportunidade importante para o mundo reconhecer os povos tribais e seu direito à sobrevivência e autodeterminação. Survival International tem divulgado nove fatos notáveis para coincidir com o dia 09 de agosto, a fim de ajudar a difundir uma compreensão de e um respeito pelos povos indígenas e a sua grande contribuição para a diversidade da humanidade’.

Compartilhe