Equador: vitória para indígenas isolados em referendo histórico contra exploração de petróleo

21 agosto 2023

Indígena contatada do povo Waorani no Parque Nacional Yasuní. © Anka Maldonado/Yasunidos

Em referendo histórico, povo equatoriano vota contra exploração de petróleo no Parque Nacional Yasuní, território de povos indígenas isolados.

Leonidas Iza, Presidente da CONAIE (Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador), disse hoje:

“O povo equatoriano, sensibilizado pela vida, solidário com nossos irmãos e nossas irmãs em isolamento voluntário Tagaeri, Taromenane e Dugakaeri, disse SIM a Yasuní na consulta popular de 20 de agosto. Salvamos seu território, suas vidas, sua soberania alimentar, seus remédios na floresta sagrada de Yasuní”, e acrescentou: “Neste pedaço de território no coração da Amazônia, e para o mundo, podemos encontrar soluções para os problemas que mais afligem a humanidade. A ciência determinou que os territórios mais bem preservados para combater as mudanças climáticas são os territórios dos povos indígenas. Por isso, convidamos a comunidade internacional a ajudar solidariamente e sensibilizadamente a cuidar dos territórios que equilibram a vida da Mãe Natureza, que salva os animais mas também a espécie humana.”

Julio Cusurichi Palacios da AIDESEP (Associação Interétnica de Desenvolvimento da Selva Peruana, disse:

“É extremamente importante proteger o território tradicional dos povos indígenas isolados que compartilham o território no Equador, no Parque Nacional Yasuní, e no Peru, na Reserva Indígena Napo Tigre. Isso para garantir seus direitos fundamentais à vida, saúde, integridade e à terra, em conformidade com os marcos regulatórios internacionais que os governos devem implementar. No caso do Peru, cinco povos indígenas isolados foram oficialmente reconhecidos pelo Estado peruano na área da Reserva Indígena Napo Tigre [que ainda aguarda demarcação]. Esses são povos transfronteiriços, que vivem e ocupam territórios em ambos os lados da fronteira entre o Peru e o Equador nas bacias dos rios Napo, Curaray, Tigre e seus afluentes; e vivem em seus territórios ancestrais há centenas de anos, mesmo antes da formação dos Estados e não reconhecem as fronteiras ou limites artificiais dos países.”

A Survival International está lutando globalmente pela sobrevivência de povos indígenas isolados ao redor do mundo. Sarah Shenker, coordenadora da campanha pelos Povos Indígenas Isolados da Survival, disse hoje: “Ao reconhecer os direitos dos povos indígenas isolados, esta é uma grande vitória para o movimento indígena do Equador e também para toda a campanha global.”

“Os indígenas isolados Tagaeri, Dugakaeri e Taromenane veem, há anos, suas terras sendo invadidas, primeiro por missionários evangélicos, depois por empresas petrolíferas. Agora, finalmente, eles têm esperança de poder viver em paz. Esperamos que isso gere um maior reconhecimento do direito que todos os povos isolados têm de ter seus territórios protegidos, pois somente assim eles podem sobreviver e prosperar.”

“Além de tudo, sabemos que as terras indígenas são as melhores barreiras ao desmatamento, principalmente na Amazônia. Os povos indígenas isolados são nossos contemporâneos, uma parte vital da diversidade da humanidade e os guardiões dos lugares mais biodiversos da Terra.”

No Peru, organizações indígenas lutam há mais de 20 anos para criar e proteger a terra indígena Napo-Tigre para povos indígenas isolados, vizinha à Yasuní. Atualmente, a empresa de petróleo e gás Perenco está explorando o território de Napo-Tigre.

Povos isolados do Peru
Povo

Compartilhe