Declaração da Survival International sobre o assassinato do estadunidense John Allen Chau pelo povo Sentinelese, Ilhas Andamão

24 novembro 2018

Este membro do povo Sentinelese foi fotografado atirando flechas contra um helicóptero que foi enviado para monitorar o povo após o tsunami de 2004. Os Sentinelese deixam claro há tempos que forasteiros não são bem-vindos e que eles desejam ser deixados em paz. © Indian Coastguard/Survival

Esta página foi criada em 2018 e talvez contenha linguagem obsoleta.

Um homem estadunidense, supostamente um missionário, foi morto por membros do povo Sentinelese nas Ilhas Andamão, na Índia. O diretor da Survival International, Stephen Corry, disse hoje:

“Esta tragédia nunca deveria ter acontecido. As autoridades indianas deveriam estar garantindo a proteção dos Sentinelese e sua ilha para a segurança tanto do povo quanto dos forasteiros.

“Em vez disso, há alguns meses as autoridades levantaram uma das restrições que estava protegendo a ilha do povo Sentinelese de turistas estrangeiros, o que enviou exatamente a mensagem errada e pode ter contribuído para este terrível evento.

“Não é impossível que os Sentinelese tenham sido infectados por patógenos mortais aos quais não têm imunidade, com o potencial de exterminar toda a tribo.

“Os Sentinelese mostraram repetidas vezes que querem ser deixados em paz e seus desejos devem ser respeitados. A ocupação colonial britânica das Ilhas Andamão dizimou os povos que ali viviam, acabando com milhares de indígenas, e apenas uma fração da população original agora sobrevive. Portanto, o medo que os Sentinelese sentem de forasteiros é muito compreensível.

“As terras das tribos isoladas devem ser protegidas. Eles são os povos mais vulneráveis ​​do planeta. Populações inteiras estão sendo dizimadas pela violência de estranhos que roubam suas terras e recursos, e por doenças como a gripe e o sarampo, às quais não têm resistência.

“Povos como os Sentinelese enfrentam uma catástrofe, a menos que suas terras sejam protegidas. Espero que esta tragédia atue como um alerta para as autoridades indianas para que evitem outro desastre e protejam adequadamente as terras tanto dos Sentinelese quanto de outros povos Andamão de futuros invasores”.

A pesquisadora sênior da Survival, Sophie Grig, trabalha em questões indígenas nas Ilhas Andamão há duas décadas e está disponível para entrevista. Por favor contate [email protected]

Compartilhe