Madeireiros retirados de terra de indígenas isolados no Peru

23 maio 2016

Extração de madeira no Peru é um amplo problema e pode ter repercussões sérias para indígenas isolados. © FENAMAD

Esta página foi criada em 2016 e talvez contenha linguagem obsoleta.

Um acampamento de madeireiros ilegais foi desmantelado e 15 madeireiros foram removidos de uma reserva de indígenas isolados no Peru.

A Reserva Territorial Isconahua foi estabelecida em 1998 para proteger os indígenas Isconahua vivendo nas florestas. Forasteiros são proibidos de entrar na reserva.

Madeireiros ilegais, no entanto, têm invadido o território há anos. Sua presença ameaça a sobrevivência dos indígenas isolados que vivem lá dentro.

Os quinze povos isolados do Peru enfrentam diversas ameaças a suas terras, incluindo a extração ilegal de madeira, garimpo, narco-tráfico e projetos de exploração de petróleo e gás. A Survival tem feito campanhas contra essas ameaças há anos, pedindo a implementação de medidas de maior proteção.

Apesar de o governo peruano ter dado o primeiro passo para lidar com a extração ilegal, um esforço de grande escala ao redor do país será necessário para que as tribos isoladas estejam em segurança.

Diversas das tribos isoladas do Peru foram forçosamente contatadas nas últimas décadas, e, como resultado, muitas pessoas morreram.

Todas as tribos isoladas enfrentam catástrofe, a não ser que suas terras sejam protegidas.

Compartilhe