Canal de TV australiano culpado por racismo por 'Show de Horrores na TV'

27 junho 2014

A Corte Federal da Austrália manteve uma decisão contra o Canal 7 por violar a “cláusura de racismo” em seu programa de Sunday Night sobre os Suruwaha. © Channel 7

Esta página foi criada em 2014 e talvez contenha linguagem obsoleta.

Um canal de TV australiano foi considerado culpado por racismo por ter veiculado uma reportagem sobre uma tribo da Amazônia tão extrema que foi descrito como um ‘Show de Horrores’ pela Survival International, o movimento global pelos direitos dos povos indígenas.

Em setembro de 2012 a ACMA, regulador da imprensa na Austrália, em uma decisão histórica, considerou culpado o Canal 7 por “provocar um intenso desgosto, sério desprezo ou severo ridículo de uma pessoa ou um grupo” e por transmitir material duvidoso. O Canal 7 procurou a revisão judicial, mas o Tribunal Federal confirmou a sentença agora.

O programa do “aventureiro” Paul Raffaele e o repórter Tim Noonan retratou a tribo Suruwaha do Brasil como assassinos de crianças, relíquias da ‘Idade da Pedra’, e ‘alguns dos piores violadores dos direitos humanos no mundo’.

Um homem Suruwaha disse à Survival que o programa continha mentiras sobre a tribo. Ele disse: “Eles estão mentindo ao nosso respeito porque as pessoas já não matam crianças. Eles levaram o material filmado aqui para longe, para mostrar para a JOCUM [uma organização missionária evangélica fundamentalista] com o objetivo de mentir ao nosso respeito.”

Acrescentou, “Ele (Paul Raffaele) é uma pessoa de má índole; provocou muito sofrimento. Como ele pôde maltratar tanto os Suruwaha?”

O programa caracterizou os Suruwaha como 'os piores violadores dos direitos humanos no mundo'. © Armando Soares Filho/FUNAI/Survival

A Survival reclamou ao regulador australiano ACMA, depois que o Channel 7 recusou-se a publicar uma correção à emissão. O Canal 7 não recorreu da substância da decisão, mas pediu ao tribunal para declarar que várias afirmações na reportagem não eram de natureza factual. Agora, um juiz rejeitou essa tentativa de derrubar a decisão da ACMA por uma questão técnica, e a decisão foi mantida.

Os Suruwaha já foram alvos de missionários fundamentalistas, que falsamente afirmam que os membros de tal tribo assassinam regularmente bebês recém-nascidos. Os missionários fizeram um lobby no Congresso Brasileiro pela aprovação de uma lei permitindo que crianças indígenas sejam retiradas de suas famílias.

O diretor da Survival, Stephen Corry, disse: “Os povos indígenas têm sido acusados de ‘selvageria’ desde que os primeiros colonos europeus chegaram e procuraram justificações para as brutalidades do imperialismo. Infelizmente, o mito do ‘Selvagem Brutal’ está aparecendo mais uma vez – e é tão prejudicial agora como era nessa época. É correto e apropriado que esta decisão foi mantida. Não há desculpas para preconceito tão extremo na mídia hoje em dia.”

Notas para editores:

- Survival procura desafiar representações públicas de povos indígenas como “primitivos”, “violentos”, ou “atrasados”. Survival acredita que os povos indígenas não são nem mais nem menos violentos do que as pessoas no Ocidente.
- Leia mais sobre o “Mito da Selvagem Brutal” e uma crítica de escritores da “ciência popular”, como Steven Pinker, Napoleon Chagnon e Jared Diamond.
- Leia a sentença completa da Corte Federal da Australia

Compartilhe