Apelo urgente do 'povo onça' aos acionistas de uma empresa de petróleo

20 junho 2013

Os Matsés pediram aos acionistas da Pacific Rubiales para desinvestir da empresa para proteger tribos isoladas do Peru. © Survival International

Esta página foi criada em 2013 e talvez contenha linguagem obsoleta.

Uma tribo da Amazônia enviou um apelo urgente aos acionistas da gigante empresa de petróleo canadense-colombiana, Pacific Rubiales, para proteger a vida dos índios isolados no Peru, cuja sobrevivência está ameaçada com a exploração da empresa em sua terra.

Em uma mensagem de vídeo urgente Salomon Dunu, um membro da tribo Matsés, disse: ‘Nossos irmãos isolados ainda vivem na floresta; nós sabemos que eles estão lá … Diga ao mundo que nós, os Matsés, estamos firmes contra a empresa. Nós não a queremos em nossa terra.’

Assista ao apelo completo.

Os Matsés e Survival International enviaram a mensagem a centenas de acionistas, incluindo Bradesco, Itaú, Citigroup, JP Morgan, General Electric, HSBC, Allianz e Santander, instando-os a desinvestir da Pacific Rubiales.

Liquid error: internal

A empresa já começou a exploração de petróleo no ‘bloco 135’, apesar de estar localizado em uma área proposta como reserva de tribos isoladas, e está planejando futuras explorações na terra dos Matsés.

Os Matsés relatam que helicópteros estão sobrevoando a área. O projeto de US $36 milhões terá centenas de linhas sísmicas atravessando a floresta utilizada pelos índios para caçar e coletar.

Os Matsés estão muito preocupados com a segurança das tribos isoladas que vivem em torno do ‘bloco 135’ e pediram para a área ser protegida.

Tanto os índios isolados e os trabalhadores da empresa de petróleo estão em extremo risco se o trabalho continuar; os índios são vulneráveis a doenças externas comuns para as quais não têm imunidade, e os trabalhadores estão sujeitos a serem atacados pelos índios, que os verão como invasores de seu território.

Os Matsés vivem de alimentos que caçam e coletam na floresta. © Survival International

Os Matsés eram conhecidos como o ‘povo onça’ devido a suas decorações faciais e tatuagens, e foram contatados pela primeira vez na década de 1960. Salomon lembra: ‘A vida antes do contato era incrível. Morávamos na beira do rio, e viajávamos para o outro lado para plantar nossas roças. Quando chegava a hora, abandonávamos essas roças para a floresta e fazíamos novas em outro lugar. Era assim que vivíamos antes do contacto.’

Stephen Corry, o diretor da Survival, disse hoje, ‘É altamente provável que o contato com os trabalhadores da empresa de petróleo será fatal para os índios isolados. Na verdade, a tribo poderá ser dizimada. A empresa sabe disso. Ela também sabe que é uma violação do direito internacional quando continua com seu projeto perigoso sem o consentimento do povo ao qual a terra pertence.’

Notas para editores:

- Leia a carta aos acionistas da Pacific Rubiales
- Leia a declaração dos Matsés rejeitando a exploração do petróleo em suas terras e pedindo para a área ser reconhecida como reserva de tribos isoladas.

Compartilhe