Exposição indígena colombiana apresenta tribos mais ameaçadas

7 fevereiro 2013

A campanha da ONIC tem o objetivo de impedir a iminente extinção dos povos indigena da Colômbia © Juan Pablo Gutierrez/ONIC

Esta página foi criada em 2013 e talvez contenha linguagem obsoleta.

ONIC, a organização nacional indígena colombiana, lançou uma exposição internacional de fotografia para destacar a situação desesperada dos povos indígenas da Colômbia.

A exposição, intitulada ‘Dignidade’, mostra os povos indígenas do país que estão em risco de extinção.

ONIC agora estima que 36 tribos na Colômbia estão em risco iminente de extinção, e muitos mais podem ser eliminadas na violência que tomou conta de seus territórios.

Índios da Colômbia têm sido entre as pessoas mais afetadas no país há mais de 50 anos pelo conflito civil que já deixou milhares de mortos e muitos mais deslocados de suas terras.

Alvo de grupos guerrilheiros, paramilitares e forças do governo, muitos povos indígenas estão confrontados diariamente com a violência extrema que torna sua sobrevivência como povos impossível.

Juan Pablo Gutierrez, cujas fotografias compõem a exposição, disse a Survival, ‘Bombardeios, conflitos armados e a conseqüente militarização que se seguiu violaram o equilíbrio e harmonia dos territórios dos povos indígenas… tudo isso junto com a promoção do governo de desenvolvimento extrativista está levando ao genocídio real dos povos indígenas na Colômbia. É uma situação de emergência tão grave como é invisível. A sobrevivência dos povos indígenas colombianos está em todas as nossas mãos.’

Survival está apoiando a campanha da ONIC de deter a extinção de povos indígenas e está fazendo lobby do governo colombiano para pôr fim à violência que assola a terra indígena.

Compartilhe