Manifestantes alertam sobre tribo mais ameaçada do mundo, fora da exposição Rio 2016

6 setembro 2012

Visitantes da exposição Rio 2016 lêem panfleto sobre as ameaças que os índios Awá sofrem no Brasil © Survival International

Esta página foi criada em 2012 e talvez contenha linguagem obsoleta.

A exibição em Londres que promove a herança cultural do Brasil em antecipação à Olimpíada no Rio de Janeiro, em 2016, atraiu manifestantes empenhados em salvar a tribo mais ameaçada do mundo.

Visitantes da ‘Casa Brasil’, instalada na Somerset House – importante centro de arte da capital inglesa – estão recebendo panfletos que explicam o efeito devastador que a exploração ilegal de madeira está causando à tribo Awá, no Brasil.

A urgência da situação se intensificou esta semana após a notícia de uma investigação do governo, que revelou que madeireiros ilegais estão trabalhando há menos de seis quilômetros de uma comunidade Awá.

O Diretor da Survival International, Stephen Corry, explicou, ‘A Casa Brasil celebra o talento artístico e a diversidade cultural do país – uma cultura enriquecida pelas suas tribos e povos indígenas. O Brasil tem o poder e a influência para sediar os jogos olímpicos, mas será que conseguirá salvar a sua tribo mais vulnerável?’

Survival International lançou a campanha para ‘Salvar a tribo mais ameaçada do mundo’ há mais de 100 dias atrás, com o apoio do ator britânico Colin Firth, ganhador do Oscar.

Desde então, mais de 32.000 pessoas já escreveram para o Ministro da Justiça pressionando para que o governo brasileiro tome providências para proteger a terra dos Awá, que sofre com o nível de desmatamento mais alto dos territórios indígenas na Amazônia.

Os Awá clamam por ajuda, visto a urgência da situação: ‘Não queremos ver os madeireiros invasores destruindo nossa floresta. Mandem eles embora, queremos que a nossa terra seja somente nossa, para nosso usufruto. Nos ajudem o mais rápido possível!’

Panfleto da Survival sobre tribo mais ameaçada do mundo © Survival International

Um dos visitantes à exibição disse à Survival, ‘Estou aqui para aprender mais sobre o Brasil. Nunca ouvi nada a respeito dos Awá, mas agora que sei dos problemas que enfrentam, gostaria de ajudar’.

A situação da tribo já chegou ao conhecimento do Parlamento do Reino Unido, com 35 Parlamentares pressionando o governo brasileiro a pôr um fim nas invasões de terras dos Awá, no Maranhão.

Awá
Povo

Compartilhe