‘Tribos vistas do Ar’ para o Dia Internacional dos Povos Indígenas

8 agosto 2012

Fotografias aéreas de índios isolados no Brasil atraíram a imaginação do mundo © G. Miranda/FUNAI/Survival

Esta página foi criada em 2012 e talvez contenha linguagem obsoleta.

A Survival International publicou uma galeria de fotos aéreas de tribos e seus territórios, assinalando o 18º Dia Internacional da ONU para os Povos Indígenas do Mundo.

Numa colaboração de fotógrafos de renome internacional, o slideshow audio compila 18 imagens de comunidades indígenas e seus diversos territórios.

Visita os índios isolados do Brasil; o território sub-ártico do povo Innu do Canadá; os descendentes do primeiro povo que migrou com sucesso da África para a Ásia, e muitos mais.

Caçadores Maasai do Quénia © Caroline Halley des Fontaines/Survival

As fotos selecionadas pela Survival mostram o cuidado exemplar das tribos no manejo da sua terra e dos seus recursos naturais.

Começando no lugar de menor altitude do continente africano, a galeria nos leva pela maior mina de ferro do mundo, no coração da Amazônia, até uma remota ilha da Índia cujos habitantes sobreviveram ao tsunami mais mortífero da história.

‘Tribos vistas do Ar’ examina a força do conhecimento ancestral, o direito à terra das tribos, e as ameaças que o desenvolvimento traz se elas não são devidamente consultadas.

Até 50 anos atrás, os Innu do Canadá eram caçadores-colectores, e buscavam renas caribu © Dominick Tyler

Os aclamados fotógrafos Tim Allen e Yann Arthus-Bertrand são dois dos artistas cujos trabalhos constam na galeria.

O diretor da Survival International Stephen Corry afirmou hoje: ‘O Dia Internacional da ONU para os Povos Indígenas é uma oportunidade para celebrar os povos indígenas e as tribos. As suas línguas, o conhecimento do seu ambiente e a ligação com os seus territórios, ensinam a cada um de nós, no mundo industrializado, coisas que desconhecemos. Estas imagens, ilustrando a diversidade das vidas das tribos, mostram o que significa ser humano.’

Notas aos Editores:

A Survival criou uma versão abreviada da galeria ‘Tribos vistas do Ar’, que pode ser solicitada para distribuição na imprensa.

O Dia Internacional da ONU para os Povos Indígenas é comemorado, anualmente, no dia 9 de agosto para despertar a consciência face aos problemas enfrentados pelos povos indígenas e para ajudar a defender os seus direitos humanos.

O livro ‘A Terra Vista do Céu’ do fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand apresenta as paisagens mais belas do mundo. Já vendeu mais de 3 milhões de cópias e está traduzido em 24 idiomas.

Tim Allen foi o fotógrafo da aclamada série da BBC Human Planet, que atraiu um número record de 5.1 milhões de espectadores.

O galardoado fotógrafo Dominick Tyler explora a relação entre povos e suas paisagens, centrando-se, muitas vezes, nas pessoas e nos lugares de passagem.

Compartilhe