‘Nós entedemos sustentabilidade melhor que qualquer um’, dizem tribos na Rio+20

22 junho 2012

Índios brasileiros se unem na Rio+20 © Marcello Casal Jr/ABr

Esta página foi criada em 2012 e talvez contenha linguagem obsoleta.

Milhares de índios brasileiros se uniram esta semana, para chamar atenção para os direitos indígenas, durante a Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável, a Rio+20.

Sônia Guajajara, da tribo Guajajara, disse: ‘Nós viemos para cá para dar visibilidade às nossas lutas e para mostrar que este modelo de desenvolvimento que está sendo discutido não é bom e não corresponde com a nossa realidade. Nós queremos mostrar ao mundo o que é ser realmente sustentável. Porque ninguém melhor que os povos indígenas para dizer o que é sustentabilidade’.

Os índios se organizaram em uma manifestação que envolveu danças e rituais tradicionais, marchas e reuniões, e entregaram suas reivindicações à conferência oficial da ONU.

Davi Yanomami, conhecido como o ‘Dalai Lama da Floresta’, fez um apelo aos que estavam presentes na conferência para que salvem os índios Awá, a tribo mais ameaçada do mundo. A floresta dos Awá está sendo destruída mais rápido do que aquela de qualquer outra tribo brasileira.

Os índios Guarani chamaram atenção para o atraso do governo em concluir a demarcação da área pertencente a tribo. Otoniel Ricardo Guarani disse: ‘Precisamos resolver a demarcação, pois com isso, resolvemos tudo. Por isso é importante estarmos aqui e obrigar o governo a tratar dessas questões’.

Os Guarani sofrem com as condições deploráveis em que são obrigados a viver desde que grande parte de suas terras foi ocupada por fazendeiros. Recentemente, o Ministério Público Federal ordenou que o governo brasileiro pague cerca de R$170 milhões de reais ($83 milhões de dólares) para compensar danos ‘morais e materiais’.

A Fundação Nacional do Índio, FUNAI, assegurou aos índios Xavante no Rio que os invasores que se apropriaram de suas terras serão despejados.

Cerca de mil índios se reuniram em frente à sede do Banco Nacional de Desenvolvimento, BNDES, para protestar contra o financiamento das obras da hidrelétrica de Belo Monte, que está devastando a terra de diversas tribos. Os índios isolados que habitam a região são os mais vulneráveis.

Índios ocupam a área da hidrelétrica de Belo Monte, e reconectam o Rio Xingu © Atossa Soltani/Amazon Watch

Na semana passada, centenas de índios ocuparam o canteiro de obras de Belo Monte e cavaram um canal para reconectar o Rio Xingu, que é essencial para a sobrevivência das tribos da região.

Povos indígenas do Brasil
Povo

Compartilhe