Os BakaOs BakaOs BakaOs BakaOs Baka

Messok Dja é uma área da floresta tropical do Congo especialmente rica em biodiversidade. É a terra ancestral do povo Baka – um povo que tem cuidado da floresta desde tempos imemoriais. Eles são os melhores guardiões de suas terras.

O WWF está tentando estabelecer uma zona de conservação nessa área sem o consentimento das comunidades locais. Essa organização ambiental está financiando guardas florestais que cometido atrocidades violentas contra o povo Baka. Aja agora para impedir este projeto!

Roubo de Terra e Abusos de Direitos Humanos no Messok Dja

 


Dede, um homem Baka, explica por que eles não querem o parque e por que o que os ambientalistas estão fazendo é terrível.

Nós sofremos esses espancamentos terríveis sem termos feito nada. Se eles nos veem, eles atacam-nos com machetes.
A terra ancestral de Dede do povo Baka está sendo roubada em nome de um modelo colonial de conservação ambiental

• O WWF está tentando estabelecer uma área de proteção ambinetal em uma terra que pertence ao povo Baka, no Congo. Este projeto está sendo financiado por empresas de exploração de madeira e óleo de palma.
• Os Baka têm uma conexão íntima com esta terra, onde eles vivem desde tempos imemoriais. Eles são também dependentes da floresta para adquirir remédios, comida e abrigo. Eles não querem este parque na sua terra, e não consentiram com este projeto.
• Os Baka têm as suas próprias maneiras sofisticadas de proteger o meio ambiente. A área é hoje rica em biodiversidade porque eles tomaram conta dela.
• Os guardas florestais que são financiados e treinados pelo WWF já espancaram, roubaram, e assassinaram indígenas do povo Baka, em nome da “conservação ambiental”.
• A Survival International escreveu pela primeira vez ao WWF há quase 30 anos, avisando-os para não roubarem terras indígenas para criarem parques nacionais ou zonas protegidas.
• O WWF abafou os casos de abusos, apoiou os responsáveis, e continua a pressionar para a criação de zonas protegidas em terras indígenas.

O que está acontecendo no Messok Dja se chama Conservação Colonial – ocorre quando poderosos interesses globais confiscam o controle das terras e recursos de povos indígenas, afirmando que é para o bem do planeta.

 

O que está acontecendo no Messok Dja

O Messok Dja é uma área da floresta tropical do Congo especialmente rica em biodiversidade. O WWF está tentando estabelecer uma zona de conservação ambiental nessa área, o que significa um maior controle sobre como essas terras podem ser usadas e quem tem permissão para entrar lá, ignorando o fato de essas serem as terras ancestrais de vários povos Baka.

Indígenas Baka do Messok Dja © Survival

A floresta é a nossa vida. Eles estão proibindo de nos alimentarmos. Nós vamos morrer. Nós somos o povo da floresta. Se isto não parar, todos os Baka vão morrer.
Homem Baka, Messok Dja

As comunidades Baka que vivem no Messok Dja dependem da floresta para a sua sobrevivência. A sua relação com a floresta é central para o seu modo de vida e identidade como povo. Eles nos dizem que não conseguem sobreviver sem a floresta.

Quando não nos sentimos bem, nós vamos à floresta. Nós não temos comprimidos. Nós usamos a casca das árvores para nos curarmos. Os comprimidos são apenas sedativos.
Homem Baka de uma comunidade próxima ao Messok Dja

A Lei Internacional diz que qualquer projeto em terras indígenas poderá apenas seguir em frente com o consentimento do povo dessa terra. O projeto Messok Dja infringiu esta lei: o WWF não assegurou o consentimento livre, prévio, e informado das comunidades locais antes de começar o processo de criação do parque.

 


O WWF afirma que os Baka “sabem que o WWF está do seu lado”. Nós então perguntamos para os Baka se isso era verdade, e eles nos disseram o que realmente acham do WWF.

Eles fecharam a floresta para nós. Se formos lá, eles nos batem. É terrível o que essas pessoas fizeram. A floresta foi completamente destruída.
Paulette, uma mulher Baka

Guardas florestais armados estão patrulhando a área mesmo sem que ainda o parque esteja estabelecido. Eles têm cometido atrocidades violentas contra o povo local, com os Baka e os seus vizinhos Bakwele. O WWF está a par disto há muitos anos, mas pouco tem feito para resolver o problema.

Envie um email ao Diretor Geral do WWF, Marco Lambertini

O WWF chegou na nossa floresta e delineou fronteiras sem a nossa autorização. Ninguém nos explicou nada. Eles só nos disseram que não temos mais direito de entrar na floresta. Os guardas estão nos fazendo sofrer. Eles abusam das pessoas, mas mesmo assim não protegem os elefantes.
Indígenas Baka, Congo

O povo Baka que tem sido expulso de suas florestas acaba muitas vezes carentes; vivendo permanentemente em acampamentos perto de estradas onde sofrem de pobreza extrema, alta mortalidade infantil, doença, vícios, e também exploração.

As comunidades vivendo no Messok Dja já estão sendo impedidas de usar a floresta, mesmo antes da zona de conservação ter sido estabelecida. O povo Baka está barrado de suas medicina e alimentação. Eles não podem mais praticar os seus rituais e educar as suas crianças seguindo o conhecimento ancestral.

Grande parte da floresta tropical do Congo está sendo explorada. As grandes organizações de conservação ambiental geralmente formam parcerias ou acordos com empresas madeireiras. © Survival International

Os Baka conservam a natureza. Nós não temos essas máquinas que as pessoas usam para cortar árvores. Nós subimos nas árvores e coletamos mel, mas não danificamos as árvores. As empresas de exploração de madeira escavam as árvores e cortam tudo.
Chefe da uma comunidade Baka

Para além do WWF, a criação do parque tem sido financiada por empresas de exploração de madeira e óleo de palma. Tem também recebido apoios do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Comissão Europeia (CE), dos EUA, dos governos Congoleses e do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), embora o suporte da Comissão Europeia esteja neste momento suspendido depois da grande campanha internacional levada a cabo pelos Baka e pela Survival.

O WWF afirma estar fazendo o melhor para o meio ambiente do Messok Dja, no entanto, eles estão destruindo o povo Baka – um povo que não apenas possui um íntimo conhecimento sobre como manejar este ecossistema precioso, mas também um povo que, mais do que ninguém, tem uma conexão profunda com essa terra.

80% da biodiversidade do planeta está em territórios indígenas. Evidências provam que eles cuidam de seu meio ambiente e fauna selvagem melhor do que ninguém.

Uma menina Baka na República do Congo. © Survival

 

Nós estamos lutando junto dos Baka para que #PareOMessokDja

Nós estamos fazendo uma campanha contra as atrocidades cometidas em nome da “conservação ambiental”. Junta-se a nós agora para #DescolonizarAConservação e defender uma nova abordagem que tenha os povos indígenas no centro.

Desde o lançamento da campanha em 2018:

• O governo dos EUA, da Alemanha, e da Comissão Europeia lançaram investigações de abuso de direitos humanos em nome da conservação;

• Em outubro de 2021, uma audiência sem precedentes no Congresso dos EUA – motivada pela campanha da Survival – criticou o WWF pelos abusos de direitos humanos de povos indígenas em áreas de conservação ambiental;

• O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) publicou um relatório que constata que os agentes apoiados pelo WWF abusaram fisicamente e intimidaram centenas de Baka no Parque Messok Dja. Após esta investigação, o PNUD decidiu acabar com o projeto devido a violações dos direitos de Baka;

• A Comissão Europeia anunciou em maio de 2020 que irá suspender os apoios para o Messok Dja, numa vitória sem precedentes para esta campanha. A Survival se reuniu com a equipe da Comissão Europeia responsável pelo projeto Messok Dja em fevereiro de 2020, e enfatizou que tal projeto nunca teve o consentimento da população local – e, portanto, era contra os compromissos da CE que o projeto prosseguisse. A CE está atualmente trabalhando para estabelecer requisitos que garanta o respeito aos direitos humanos em projetos de conservação ambiental que financia;

. Em novembro de 2020, o WWF divulgou um relatório que encomendou sobre abusos de direitos humanos (incluindo Messok Dja) que confirma que o WWF sabia sobre abusos cometidos por guardas florestais, mas continuou a apoiar e a colaborar com eles.

VOCÊ ajudou a fazer isso acontecer. Nossos apoiadores se pronunciaram em solidariedade para com o povo Baka e seus vizinhos, os Bakwele, para ampliar suas vozes e mudar o mundo a seu favor.

Mas o WWF continua avançando com o projeto, mesmo que suas próprias investigações tenham confirmado que os Baka não consentiram e continuam a encobrir os abusos de direitos humanos realizados em seu nome.

O povo Baka e Bakwele agradecem por tudo que estão fazendo para parar o WWF. O povo Baka lhe dá coragem na sua luta para que possam continuar.”.
Indígena de uma comunidade Baka vivendo no Messok Dja

Povo Baka, área do Messok Dja. © Fiore Longo/Survival

Mobilize-se agora para ajudar Os Baka

Envie uma mensagem ao Diretor Geral do WWF e peça para que a organização pare de apoiar a criação do Parque Messok Dja.

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de email

Mais de 150 milhões de homens, mulheres e crianças em mais de 60 países vivem em sociedades indígenas. Saiba mais sobre eles e as lutas que estão enfrentando: inscreva-se em nossa lista de emails para receber atualizações.

Notícias sobre Os Baka