Petição urgente

Proteja os povos indígenas isolados agora!

Indígenas isolados na Amazônia

Indígenas isolados na Amazônia

© G. Miranda/FUNAI/Survival

Uma mensagem para você de líderes indígenas brasileiros:

Caro(a) amigo(a),

Um genocídio está acontecendo em nosso país, o Brasil.

O governo está nos destruindo, os povos indígenas, primeiros povos do nosso país. Em nome de dinheiro e poder, as nossas terras estão sendo roubadas, as nossas florestas queimadas, os nossos rios poluídos e as nossas comunidades devastadas. Os nossos parentes isolados, que vivem no coração da floresta, estão sendo atacados e mortos.

O governo está retirando a proteção das nossas terras, está mudando as leis para permitir a expansão do agronegócio e da mineração e está tentando silenciar a nossa oposição. Este é o ataque mais agressivo que enfrentamos até hoje em nossas vidas.

Mas não seremos silenciados. Não queremos que as riquezas de nossas terras sejam roubadas e vendidas. Desde o tempo dos nossos mais velhos antepassados, cuidamos de nossas terras. Protegemos a nossa floresta porque ela nos dá vida.

Nós, irmãos e irmãs de mais de 200 povos indígenas, estamos nos juntando para protestar. Do coração da Floresta Amazônica, estamos pedindo a sua ajuda. Neste momento de crise, precisamos de você. Por favor, diga ao governo que a nossa terra não pode ser roubada.

Davi Kopenawa Yanomami
Sonia Bone Guajajara
Raoni Metuktire

assinaturas : Ajude-nos a alcançar !

O governo brasileiro está colocando as vidas e terras dos povos indígenas isolados em extremo perigo.

Estou indignado com os projetos de lei, emendas constitucionais e outras ações do governo Bolsonaro que estão impedindo a proteção de territórios indígenas e escalando os violentos conflitos de terra que matam indígenas por todo o país.

Também estou extremamente preocupado com a retenção de recursos pelo governo. Esses fundos são necessários para as equipes governamentais protegerem as terras dos povos indígenas isolados. A presença de tais equipes é, muitas vezes, a única barreira contra invasões e o genocídio que essas implicam – invasões ainda mais preocupantes neste período de pandemia do coronavírus.

Povos indígenas isolados, como os Ãwa/Avá Canoeiro (no TO), os Awá (no MA) e os Kawahiva (no MT), podem ser dizimados se ações para proteger suas terras não forem tomadas agora.

Peço com urgência que o governo brasileiro respeite a Constituição Federal e a lei internacional e proteja as terras dos povos indígenas isolados em todo o país.

 

(nunca compartilhamos ou mandamos spam)

Adoraríamos te manter informado(a) sobre nosso trabalho, novidades sobre nossas campanhas, artigos, filmes e notícias, e também pedidos de ação urgente quando necessário.

A informação que você forneceu será mantida pela Survival International. Você pode mudar a forma em que lhe contatamos a qualquer momento enviando um email para [email protected]. Para maiores informações sobre como a Survival usa dados pessoais, por favor veja nossa Política de Privacidade