Voz Indígena - Povos Indígenas Isolados

Karapiru, do povo Awá (MA) - “Mataram as crianças Awá”

A história de Karapiru Awá é uma prova do que o contato forçado pode significar para indígenas isolados. Sua resiliência e carinho, no entanto, seguem inspirando pessoas ao redor do mundo a lutar pela sobrevivência dos povos indígenas isolados.

 

Rita, do povo Piripkura (Mato Grosso) - “Vão matar eles dois”

Um apelo urgente de Rita Piripkura, a única sobrevivente do povo indígena Piripkura que mantém contato frequente com pessoas de fora. Ela descreve como nove de seus parentes foram assassinados por invasores em um ataque e conta que seu irmão e seu sobrinho, Baita e Tamandua, ainda vivem isolados dentro da Terra Indígena Piripkura (MT). Acredita-se que outros Piripkura possam viver no interior do território. Os Piripkura correm o risco de serem dizimados caso sua terra não seja protegida.

Pressione pelos direitos dos povos indígenas isolados!

 

Dario Kopenawa, do povo Yanomami (Roraima) - “Mataram três dos nossos parentes isolados”

Dario Kopenawa, da Hutukara Associação Yanomami, relata que parentes indígenas isolados Yanomami foram mortos por garimpeiros - não seria a primeira vez que isso acontece. A única maneira de impedir tragédias como essa é o governo finalmente agir e retirar os garimpeiros ilegais da Terra Indígena Yanomami.

 

Kamutaja, do povo Ãwa (Tocantins) - “O nosso grupo não pode morrer assim”

Os indígenas isolados Ãwa da Mata do Mamão, na Ilha do Bananal (TO), estão cercados de perigos. Neste vídeo, Kamutaja Ãwa, parente desses isolados, lembra a trágica história do contato forçado de sua família e pede que os direitos dos indígenas isolados sejam respeitados.

 

Porai Picanerai e Ducubaide Chiquenoi, do povo Ayoreo-Totobiegosode (Paraguai) - “As vidas deles dependem da proteção de nossas terras”

Porai Picanerai e Ducubaide Chiquenoi, duas lideranças do povo indígena Ayoreo-Totobiegosode (Paraguai), falam sobre seus parentes isolados que vivem no que sobrou de sua floresta. Há anos, o território Ayoreo-Totobiegosode vem sendo destruído por invasores a um ritmo alarmante. Eles pedem que o governo paraguaio proteja urgentemente essas terras para que os Ayoreo isolados possam sobreviver. Os Ayoreo são o único povo indígena isolado da América do Sul que vive fora da floresta amazônica.

 

Pressione pelos direitos dos povos indígenas isolados!

 

Beto, do povo Marubo, e Tacvazinho, Xixu e Txitxãmpi, do povo Korubo (Vale do Javari) - "Os índios isolados do Vale do Javari estão pedindo socorro"

Beto Marubo, Tacvazinho, Xixu e Txitxãmpi Korubo enviaram este apelo pedindo ajuda, desde o coração da Fronteira Amazônica – lar para mais povos indígenas isolados que qualquer outro lugar no mundo.

 

Chagabi Etacore, do povo Ayoreo-Totobiegosode (Paraguai) - "Acredito que se pode ter esperança"

Nos anos 1970 e 1980, a Missão Novas Tribos (organização fundamentalista estadunidense) ajudou a organizar "caças humanas" que, à força, tiraram grandes grupos de indígenas Ayoreo-Totobiegosode de suas florestas. Chagabi, um líder Ayoreo-Totobiegosode, fala sobre os duradouros impactos desse contato forçado. O líder morreu em agosto de 2019 em decorrência das doenças trazidas pelos missionários.

 

Franciel, do povo Guajajara (Maranhão) - “Estamos arriscando a nossa vida”

Franciel Guajajara é coordenador dos Guardiões Guajajara. Eles patrulham a floresta, identificam acampamentos ilegais e reprimem invasores. Seu trabalho incrível está impedindo o genocídio de seus vizinhos, os indígenas isolados Awá. Mas, seu trabalho também é muito perigoso e os Guardiões constantemente recebem ameaças de morte da poderosa máfia madeireira.

 

Genito, do povo Guarani (Mato Grosso do Sul) - "Os indígenas isolados estão protegendo o território deles"

Assista e compartilhe o apelo de Genito Guarani pela sobrevivência de seus parentes isolados na floresta Amazônica.

Pressione pelos direitos dos povos indígenas isolados!


Compartilhe


Junte-se com seu endereço de email

Nossa incrível rede de apoiadores e ativistas tem desempenhado um papel fundamental em tudo o que conquistamos nos últimos 50 anos. Inscreva-se agora para receber atualizações e mobilizações.