Voz Indígena - Descolonize a Conservação

Yannick Ndoinyo, do povo Maasai (Tanzânia) - “Devemos descolonizar a conservação”

Yannick Ndoinyo, do povo indígena Maasai da Tanzânia, explica por que as “Áreas Protegidas” tiveram um desastroso impacto nas terras e nas vidas dos povos indígenas, os melhores guardiões da natureza. Líderes mundiais, com o apoio de grandes organizações de “conservação ambiental”, querem transformar 30% da Terra em “Áreas Protegidas” até 2030. Seria o maior roubo de terras da história e resultaria na pobreza de milhões de pessoas.

 

Ninawa Huni Kui, do povo Huni Kui (Acre, Brasil) - “O programa de REDD é uma grande enganação”

Os projetos REDD+, que supostamente impedem as florestas de serem desmatadas, geram 'créditos' de carbono que corporações e governos podem comprar para 'compensar' suas emissões de carbono. Neste vídeo, Ninawa Huni Kui, do povo Huni Kui (Acre), comenta por que esse programa é uma grande mentira.

 

Kunni Bai, do povo Baiga (Índia) - "Se a floresta for tirada de nós, como vamos sobreviver?"

Kunni Bai, do povo Baiga na Índia, fala como a floresta fornece todos os remédios de que precisam. Os Baiga se opõem ao projeto de transformar sua floresta em um corredor de conservação de tigres e que vai despejar suas famílias. Eles têm protegido a floresta por milênios.

 

Dede, do povo Baka (Congo) - "O que os ambientalistas estão fazendo é muito ruim"

O WWF está apoiando a criação de uma nova "Área Protegida" no Congo, o Parque Messok Dja. Os Baka não deram seu consentimento para a criação do parque. Neste vídeo, Dede, um homem Baka, explica por que eles não querem o parque e por que o que os ambientalistas estão fazendo é terrível. Os povos indígenas devem estar no centro dos processos de conservação de suas terras. Está na hora de ouvi-los.

 

Birendra Mahato, do povo Tharu (Nepal) - "Somos vítimas de grandes ONGs de conservação"

Birendra Mahato, do povo indígena Tharu (Nepal), explica neste vídeo como indígenas são vítimas do Parque Nacional Chitwan. Os Tharu foram despejados à força em nome da “conservação ambiental”, apesar de terem protegido a floresta por séculos. Ele descreve como grandes grupos de conservação ambiental usam o nome do seu povo para angariar fundos, mas, longe de se beneficiarem desse dinheiro, os Tharu continuam sendo vítimas desse modelo colonial de conservação ambiental.

 

Alessandra, do povo Munduruku (Pará, Brasil) - “Não existe sustentabilidade se não tiver os povos indígenas”

Alessandra Korap, do povo indígena Munduruku (Brasil), frisa que, sem os povos indígenas, nunca haverá solução para a crise climática. Ela exige o fim de soluções falsas e perigosas dadas por governos e empresas enquanto continuam a poluir o planeta, e a demarcação e proteção de terras indígenas: a melhor forma de proteger os lugares mais biodiversos do planeta.

 

Amarlal, do povo Baiga (Índia) - "Essa é a terra dos nossos antepassados"

Amarlal, um jovem do povo indígena Baiga (Índia), conta que seu povo foi hostilizado e ameaçado com despejos desde que sua aldeia foi declarada parte de uma “reserva de tigres”. Os Baiga são presos por construir casas, ou até por coletar madeira, mas eles estão determinados a ficar - eles dizem que morrerão se forem removidos de suas montanhas.

 

Atowe, do povo Baka (Camarões) - "Eles vieram para acabar com a terra"

Atowe, líder indígena do povo Baka, conta os abusos que sofreu nas mãos de guardas florestais financiados pelo WWF no Parque Nacional de Lobeke (Camarões). As grandes organizações de “conservação ambiental" querem que esse tipo de "Área Protegida" dobre até 2030 - isso resultaria no despejo de milhares de indígenas e comunidades locais e em ainda mais violações de direitos humanos.


Compartilhe


Junte-se com seu endereço de email

Nossa incrível rede de apoiadores e ativistas tem desempenhado um papel fundamental em tudo o que conquistamos nos últimos 50 anos. Inscreva-se agora para receber atualizações e mobilizações.