Um grupo de indígenas isolados no Brasil vista do ar durante uma expedição do governo brasileiro em 2010. © G.Miranda/FUNAI/Survival

 
Existem mais de cem povos indígenas isolados em todo o mundo


Os povos indígenas isolados são indígenas que evitam contato com pessoas de fora. Eles não são relíquias primitivas de um passado remoto, eles são nossos contemporâneos e parte vital da diversidade humana. Quando têm seus direitos respeitados, eles prosperam. Mas sua sobrevivência está ameaçada pela violência, doenças e racismo.

Aja agora

 

Existem mais de 100 povos indígenas isolados ao redor do mundo, da Amazônia à Indonésia, do Oceano Índico à floresta do Chaco. © Survival

 

Aja agora

 
Guardiões

Os povos indígenas são os melhores guardiões da natureza, e as evidências provam que os terras indígenas são as melhores barreiras contra o desmatamento. Esta imagem mostra a terra de um povo isolado como uma ilha de floresta verde em uma região marcada pela destruição (a linha laranja é o limite do território). Esta terra é o lar do “Último de seu Povo”, um homem solitário, o último sobrevivente de seu povo que provavelmente foi massacrado por pecuaristas que invadiram suas terras.

A melhor maneira de evitar de proteger a floresta amazônica é respeitando os direitos territoriais dos povos indígenas isolados.

© Survival International

 

Aja Agora pelos Povos Indígenas Isolados

 

Genocídio

Populações inteiras estão sendo dizimadas pela violência genocida de invasores que roubam suas terras e recursos, e por doenças como a gripe e o sarampo, às quais não têm resistência.

 

 

 

Eles mataram minha mãe, meus irmãos e irmãs, e minha mulher.
Indígena do povo Awá, Brasil

 

Não sabíamos o que era gripe. Metade de nós morreram. Metade do meu povo morreu.
Indígena do povo Murunahua, Peru

 

 

 

Aja agora

 

Diversidade

Os indígenas isolados desenvolveram modos de vida totalmente autossuficientes e extraordinariamente diversos. Eles acrescentam enorme riqueza à vida humana.

Os indígenas isolados Awá da Amazônia brasileira usam a resina da árvore maçaranduba para fazer fogo para iluminar as casas e para caçar à noite. Eles são capazes de construir uma casa em apenas algumas horas – de cipós, folhas e troncos de árvores.

© G. Miranda/FUNAI/Survival

Os indígenas isolados Kawahiva constroem escadas complexas para subir nas árvores e coletar mel das colméias e fazem armadilhas para capturar peixes nos rios próximos de seus acampamentos.

Um indígena isolado conhecido como “O Último de seu Povo” cava buracos profundos nos quais ele coloca pontas afiadas para capturar animais de caça.

 

Aja agora

 

Sabedoria

A sabedoria dos indígenas isolados é insubstituível e foi desenvolvida ao longo de milhares de anos.

Eles têm uma conhecimento profundo da natureza que os circundam e, devido a sua sabedoria botânica e zoológica, possuem um modo singular de vida sustentável. Eles desenvolveram muitos dos medicamentos utilizados atualmente pelas sociedades industrializadas, que salvam milhões de pessas em todo o mundo. Os povos indígenas isolados provavelmente têm conhecimento de muitos outros segredos de sua floresta.

© Peetsa/FUNAI/CGIIRC Archive

 

Junte-se ao movimento pelos povos indígenas isolados

 

 

Roubo de Terras e Contato Forçado 
 

Somos contra às tentativas de pessoas de fora de contatar indígenas isolados. Isso sempre resulta em morte, e iniciar o contato deve ser uma escolha deles. Aqueles que invadem os territórios de indígenas isolados os negam essa escolha.

 

Aja agora

 

 

Todos os povos indígenas isolados enfrentam uma catástrofe, a não ser que suas terras sejam protegidas. Eles estão resistindo à invasão e destruição de suas terras, e estamos fazendo tudo o que podemos para garantir a proteção de suas terras e assim possam escolher como viver.

 

Saiba mais sobre casos extremamente urgentes em que povos indígenas isolados correm risco iminente de aniquilação:

1.    Ayoreo, Paraguai: O último povo indígena isolado fora da Amazônia na América do Sul está resistindo em uma ilha de floresta cada vez menor. Escavadeiras estão avançando rapidamente sobre as terras dos Ayoreo, destruindo sua floresta para dar lugar à criação de gado.

2.    Povos Indígenas Isolados, Peru: Após anos de burocracia, o governo peruano vem atrasando o processo de demarcação das terras indígenas, das quais os povos indígenas isolados e em contato inicial dependem para sobreviver.

 

FAQs

O que queremos dizer com povos indígenas isolados?

São indígenas que evitam contato com pessoas de fora  Esses podem ser povos inteiros ou grupos menores de povos já contatados.  

Isso significa que eles não têm contato com mais ninguém?

Não. Todo mundo tem vizinhos, mesmo quando estes vivem distantes, eles saberão quem eles são. Se for outro povo, talvez também isolado, eles podem ou não ter relações amigáveis com eles.

Eles já foram contatados em algum momento?

Em alguns casos, provavelmente sim. Alguns podem ter tido contato com a sociedade colonial no passado, e depois se afastaram da violência que e das doenças que esses invasore trouxeram. Alguns podem ter feito parte, em algum momento, de grupos indígenas maiores, que se separaram e se mudaram, fugindo do contato.

Então eles estão vivendo da mesma forma que vivam em séculos passados?

Ninguém está. Alguns grupos da Amazônia inclusive possuíam armas, devido ao comércio com outros povos, antes de terem sequer conhecido pessoas não-indígenas. A maioria dos povos indígenas isolados usam algumas ferramentas metálicas, que eles encontraram, roubaram ou trocaram com seus vizinhos, há muitos anos e até gerações. Povos isolados das Ilhas Andamão na Índia usam pedaços de metal de navios naufragados, por exemplo.

Ele são “primitivos"?

Todos os povos estão se modificando o tempo todo, e sempre têm sido assim, incluindo os povos indígenas isolados. Eles não são povos “atrasados” ou da “Idade da Pedra”, eles apenas vivem de forma diferente.

Não estamos negando a eles os benefícios do “nosso” modo de vida? Se soubessem, poderiam querer se juntar a nós?

Eles não teriam a menor chance de sobreviver. Na realidade, o futuro oferecido pela sociedade dominante é apenas “juntar-se” ocupando uma classe social inferior. A história demonstra que os indígenas acabam em uma situação muito pior após o início desse contato – e muitas vezes chegam a serem mortos.

Mas eles não podem viver isolados para sempre, certo?

Se a alternativa é sua aniquilação, por que não? Isso deve ser escolha deles ou “nossa”? Se um povo escolhe entrar em contato com outra sociedade, ele encontrará uma maneira. O problema é que grande parte da sociedade dominante ainda os considera primitivos e incapazes de decidir por si mesmos.

 

Compartilhe