Indonésia: novas imagens “catastróficas” mostram indígenas isolados próximos a mineração de níquel

30 outubro 2023

Indígenas isolados Hongana Manyawa alertando invasores para ficarem longe © social media

Novo vídeo dramático mostra indígenas isolados da Indonésia alertando invasores para ficarem longe, enquanto escavadeiras destroem sua floresta há apenas alguns metros de distância.

Ativistas alertam que as imagens mostram uma violação catastrófica de direitos humanos acontecendo na Ilha de Halmahera, onde a extração de madeira e a mineração de níquel estão agora invadindo a floresta dos indígenas isolados Hongana Manyawa, podendo levar ao seu genocidio. 

A diretora da Survival International, Caroline Pearce, disse hoje: “A Survival vem lutando contra esse possível genocidio desde o ano passado, e esse vídeo é prova clara do que estamos dizendo - que as operações de mineração de níquel em Halmahera estão agora invadindo profundamente a floresta dos Hongana Manyawa.”

Vastas áreas da floresta na Ilha de Halmahera podem ser desmatadas e mineradas para a extração de níquel. Empresas, incluindo a Tesla, estão investindo bilhões de dólares  no plano da Indonésia de se tornar um dos maiores produtores de níquel para o mercado de baterias de carros elétricos. Empresas francesas, alemãs, indonésias e chinesas estão todas envolvidas na mineração em Halmahera.

Apenas pequena parte de destruição causada pela mineradora de níquel Weda Bay Nickel no território dos Hongana Manyawa. © Weda Bay Nickel

No vídeo, dois indígenas isolados Hongana Manyawa deixam claro que eles não querem invasores chegando perto. Os motoristas das escavadoras, então, usam as máquinas para fazer barulho causando os indígenas a fugirem.

Após assistir o vídeo, um indígena de um povo vizinho em Halmahera, que preferiu não ser identificado, disse: “Por favor, parem de roubar, arruinar e destruir a floresta, que é a casa dos Hongana Manyawa.”

Estima-se que por volta de 300 a 500 indígenas isolados Hongana Manyawa vivem nas florestas no interior de Halmahera. Grandes áreas de seu território foram distribuídas para empresas de mineração, e em várias áreas as escavações já começaram. 

Weda Bay Nickel (WBN) - uma empresa parcialmente controlada pela empresa de mineração francesa Eramet - possui uma concessão enorme na ilha que sobrepõe os territórios dos isolados Hongana Manyawa. A WBN começou a mineração em 2019 e agora opera a maior mina de níquel do mundo. BASF, uma empresa alemã de químicos, está planejando se juntar com a Eramet para construir um complexo de refino em Halmahera. Esse vídeo foi filmado perto da área concedida à WBN.

As florestas de Halmahera são normalmente desmatadas antes de serem mineradas para a extração de  níquel. A destruição da terra dos Hongana Manyawa é ilegal de acordo com a lei internacional, que diz que o consentimento livre, prévio e informado dos Hongana Manyawa é preciso para qualquer projeto industrial em seu território. 

A diretora da Survival International, Caroline Pearce, disse hoje: “Este vídeo documenta uma catástrofe de direitos humanos se desdobrando. Mostra que o desmatamento e as operações de mineração em Halmahera estão invadindo profundamente as florestas dos Hongana Manyawa.

“Por meses, a Survival vem alertando a Eramet, BASF e empresas de carros elétricos, que precisam de níquel para suas baterias, que continuar com a mineração nessa área irá dizimar os indígenas isolados Hongana Manyawa, assim como projetos similares destruíram outros povos isolados ao redor do mundo. Se eles continuarem após assistir a esse vídeo, seria um ato brutal de desconsideração da lei internacional e pela vida humana.

“Essas empresas de mineração deveriam ficar de fora da terra dos Hongana Manyawa, ponto. Chamamos urgentemente ao governo da Indonésia para reconhecer e proteger o território dos Hongana Manyawa.”

Hongana Manyawa
Povo

Compartilhe