Email urgente

Ação urgente pelos povos isolados: Diga NÃO aos cortes orçamentários fatais

Yano (casa comunal) dos Yanomami isolados na Amazônia brasileira, fotografia aérea tirada em 2016

Yano (casa comunal) dos Yanomami isolados na Amazônia brasileira, fotografia aérea tirada em 2016

© Guilherme Gnipper Trevisan/FUNAI/Hutukara

Essa imagem aérea extraordinária mostra uma comunidade de cerca de 100 Yanomami isolados, nas profundezas da Amazônia brasileira.

A organização Yanomami, Hutukara, pediu à Survival que usasse a foto para chamar a atenção para as vidas e terras dos Yanomami e para as sérias ameaças que eles enfrentam… e para angariar apoio global para seu povo.

Cerca de 10,000 invasores ilegais estão atualmente extraindo ouro na região. Eles trouxeram doenças como malária e poluíram as fontes de água e alimento com mercúrio. Para piorar, o governo brasileiro agora está ameaçando cortar e congelar o orçamento da FUNAI (Fundação Nacional do Índio), encarregada de proteger o território dos Yanomami. Caso isso ocorra, os indígenas Yanomami isolados correm o risco de serem aniquilados.

O líder e xamã Yanomami Davi Kopenawa disse à Survival: “A FUNAI existe para defender os povos indígenas. Se o Presidente cortar o dinheiro da FUNAI, vai matar a gente.”

Por favor, envie um email em protesto ao Presidente do Brasil agora. Juntos, devemos fazer tudo o que podemos para garantir as terras dos indígenas brasileiros a eles, e assim permitir determinar seus próprios futuros.

Emails enviados:  Ajude-nos a alcançar 10,000!



para: Presidente Bolsonaro

email:[email protected][email protected]

CC email addresses: [email protected][email protected][email protected][email protected]

Excelentíssimo Senhor Presidente Bolsonaro,

Por favor, suspenda os planos de reduzir e congelar o orçamento da FUNAI, e garanta que esta tenha aos recursos necessários para proteger os povos indígenas do país.

Eles dependem completamente de suas terras para sobreviver – e enfrentam uma catástrofe a menos que elas sejam protegidas. Os povos isolados são os mais vulneráveis e podem ser exterminados por estes planos perigosos.

Estou especialmente preocupado(a) com os Yanomami, incluindo seus parentes isolados. Sua terra está sendo invadida por garimpeiros ilegais que estão destruindo sua floresta e contaminando os rios.

Eu peço a Vossa Excelência que garanta o pleno funcionamento das atividades da FUNAI com os recursos necessários, e permita que os indígenas do Brasil possam viver em paz em suas terras ancestrais.

Atenciosamente,